Junho é mês de Festa!

Com a chegada do mês de junho podemos observar que as preparações para as festas juninas se intensificam, várias representações folclóricas, festas, comidas típicas, assim como as comemorações religiosas aos santos do mês, Santo Antônio, São João e São Pedro. No Estado de Sergipe as tradições dos festejos juninos são vividas e revividas a cada ano em quase todos os municípios sergipanos, famílias comemoram nas suas casas, já na capital Aracaju, na Orla do Atalaia surge a Cidade do Forró e na praça do Mercado Público temos o Forró Caju, são vários shows e apresentações folclóricas nos dois locais. Para dar um passeio na Orla, você pode utilizar a Marinete do Forró, onde uma banda de forró anima os passageiros.


26 de junho de 2011

Ampliando o conhecimento de forma criativa e interativa: as Festas Juninas de Sergipe, seus aspectos socioeconômicos, artísticos e gastronômicos

Visando trabalhar de forma interdisciplinar sobre as Festas Juninas do Estado de Sergipe, este blog tem como objetivo geral contribuir para o diálogo entre as Artes, Biologia e Sociologia. Com base nas festas juninas trabalharemos conceitos destas três disciplinas de forma interativa através da web, utilizando o blog como ferramenta didática.
Este blog surge como produto de um Projeto Interdisciplinar entre as áreas de Artes, Biologia e Sociologia, demostrando que é possível dialogar entre as três áreas de forma interativa e integrativa, assim como as múltiplas possibilidades que podem ser trabalhadas dentro do processo de ensino e aprendizagem. O Projeto As Festas Juninas no Estado de Sergipe permite trabalhar de forma descontextualizada de todo e qualquer programa curricular, porém por se tratar de um tema que condiz com a realidade do educando, conforme Nogueira (2007), possui um extremo valor na aquisição conceitual e na fixação de conteúdos das três áreas, contribuindo para o desenvolvimento das múltiplas inteligências, sendo que tanto a escolha da temática, quanto a escolha da ferramenta didática, o blog, possibilita uma liberdade e desprendimento da pedagogia tradicional. 
Depois de alguns encontros destacou-se que a disciplina de Artes irá trabalhar com toda e qualquer forma de representação artística, seja as decorações, as indumentárias dos grupos folclóricos, as expressões corporais entre outros. A disciplina de Biologia irá privilegiar as comidas típicas e seus ingredientes principais, dando ênfase no cultivo do milho, do coco, do amendoim, entre outros, assim como sua fisiologia vegetal e aspectos nutricionais. Já a disciplina de Sociologia destacará os aspectos culturais como: a herança cultural européia, misturando-se a africana e indígena; os festejos juninos a partir da celebração da colheita pelo sertanejo, englobando os aspectos econômicos e sociais aos culturais; a mesa farta como resultado de uma boa colheita e seus pratos típicos; a influência religiosa nos festejos e as festas como forma de agradecimento aos Santos do mês, entre outros que determinarem ser relevantes, possibilitando a integração das três disciplinas. 
O intuito é que, através deste espaço, o processo de aprendizagem, o qual engloba a todos independente de idade, seja atrativo e prazeroso, pois adquirir conhecimento não precisa se dar de forma penosa. 


Referências Bibliográficas:
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento de múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário