Visando trabalhar de forma interdisciplinar sobre as Festas Juninas do Estado de Sergipe, este blog tem como objetivo geral contribuir para o diálogo entre as Artes, Biologia e Sociologia. Com base nas festas juninas trabalharemos conceitos destas três disciplinas de forma interativa através da web, utilizando o blog como ferramenta didática.
Este blog surge como produto de um Projeto Interdisciplinar entre as áreas de Artes, Biologia e Sociologia, demostrando que é possível dialogar entre as três áreas de forma interativa e integrativa, assim como as múltiplas possibilidades que podem ser trabalhadas dentro do processo de ensino e aprendizagem. O Projeto As Festas Juninas no Estado de Sergipe permite trabalhar de forma descontextualizada de todo e qualquer programa curricular, porém por se tratar de um tema que condiz com a realidade do educando, conforme Nogueira (2007), possui um extremo valor na aquisição conceitual e na fixação de conteúdos das três áreas, contribuindo para o desenvolvimento das múltiplas inteligências, sendo que tanto a escolha da temática, quanto a escolha da ferramenta didática, o blog, possibilita uma liberdade e desprendimento da pedagogia tradicional.
Depois de alguns encontros destacou-se que a disciplina de Artes irá trabalhar com toda e qualquer forma de representação artística, seja as decorações, as indumentárias dos grupos folclóricos, as expressões corporais entre outros. A disciplina de Biologia irá privilegiar as comidas típicas e seus ingredientes principais, dando ênfase no cultivo do milho, do coco, do amendoim, entre outros, assim como sua fisiologia vegetal e aspectos nutricionais. Já a disciplina de Sociologia destacará os aspectos culturais como: a herança cultural européia, misturando-se a africana e indígena; os festejos juninos a partir da celebração da colheita pelo sertanejo, englobando os aspectos econômicos e sociais aos culturais; a mesa farta como resultado de uma boa colheita e seus pratos típicos; a influência religiosa nos festejos e as festas como forma de agradecimento aos Santos do mês, entre outros que determinarem ser relevantes, possibilitando a integração das três disciplinas.
O intuito é que, através deste espaço, o processo de aprendizagem, o qual engloba a todos independente de idade, seja atrativo e prazeroso, pois adquirir conhecimento não precisa se dar de forma penosa.
Referências Bibliográficas:
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento de múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2007.
Referências Bibliográficas:
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento de múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário