Junho é mês de Festa!

Com a chegada do mês de junho podemos observar que as preparações para as festas juninas se intensificam, várias representações folclóricas, festas, comidas típicas, assim como as comemorações religiosas aos santos do mês, Santo Antônio, São João e São Pedro. No Estado de Sergipe as tradições dos festejos juninos são vividas e revividas a cada ano em quase todos os municípios sergipanos, famílias comemoram nas suas casas, já na capital Aracaju, na Orla do Atalaia surge a Cidade do Forró e na praça do Mercado Público temos o Forró Caju, são vários shows e apresentações folclóricas nos dois locais. Para dar um passeio na Orla, você pode utilizar a Marinete do Forró, onde uma banda de forró anima os passageiros.


10 de julho de 2011

Linguagens da Arte nos festejos Juninos


As manifestações folclóricas brasileiras, na sua grande maioria são manifestações de caráter de um povo mestiço, ou seja, sofrem influência de diversas raças, mas apresenta características próprias, sendo que são manifestações completas em caráter artístico, pois possuem elementos do Teatro, Dança, Musica e Artes Plásticas.
O Brasil, vasto qual um continente, apresenta regiões distintas, onde há diferença de intensidade das influências dos povos formadores, possuindo um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições, comemorações e representações que, pelos quatro cantos do país, exaltam a nossa cultura.  
Em junho, o Brasil ganha arraiais coloridos, onde escolas, ruas, praças, clubes são decorados com bandeirinhas, barracas e fogueiras para as festas dedicadas a Santo Antônio, São João e São Pedro, mas é no nordeste brasileiro que estas manifestações são mais intensas. É no Nordeste do país que as tradições se mantêm cada vez mais vivas e fazem parte da vida de muitas pessoas. Os costumes foram sendo conservados e transformados através do tempo e as Festas Juninas são espetáculos muito ricos e diversificados. Neste grande espetáculo, os personagens principais são as pessoas vestidas a caráter, as ornamentações dos arraiais e as barracas de comidas típicas com pipoca, pé-de-moleque, canjica e paçoca de amendoim, entre outras delícias.
As Festas Juninas têm também espetáculos de fogos, como: o vulcão, as espadas, os buscapés, os traques, além do espetáculo das danças de quadrilhas, shows de artistas consagrados e o grande baile onde as pessoas se divertem ao som das músicas regionais.

As danças de Quadrilha

 

Quadrilha é um “espetáculo” de teatro e dança ótima para os palcos, em Sergipe as apresentações são feitas em arraiais montados especialmente para a ocasião. No mundo das quadrilhas juninas a categoria Arte é usada de várias maneiras, ganha sentidos diferentes a cada intenção ou contexto em que é aplicada. A indumentária é um destes elementos culturais que foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. A quadrilha é uma dança que teve seu maior florescimento no Brasil rural, e é daí que vem essa característica campesina. 



Referência Bibliográfica

ARAÚJO, Alceu Maynard. Brasil: Histórias, Costumes e Lendas - São Paulo: Editora Três, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário